spot_img
spot_img

Mulheres ficam menos estressadas quando se tornam viúvas

Atualizado há

- Publicidade -

Viúvas lidam melhor do que os viúvos com o estresse decorrente da perda de um parceiro, descobre estudo

Ficar viúvo é uma etapa da vida a qual ninguém quer chegar. No entanto, um estudo descobriu que, para as mulheres, esse estresse é menor do que o que elas passam enquanto são casadas.

O novo estudo, feito pela Universidade de Pádua, na Itália, descobriu que, enquanto os homens sofram consequências negativas quando a esposa morre – porque dependem mais delas – as mulheres parecem ficar mais saudáveis.

- Publicidade -

Segundo a pesquisadora Caterina Trevisan, a presença de uma esposa pode trazer benefícios para os homens em termos de tarefas doméstica e cuidados com a saúde, enquanto as mulheres são “mais propensas a se sentirem estressadas e acharem seu papel restritivo e frustrante”.

O estudo acompanhou quase 2000 idosos. Foram 733 homens e 1.154 mulheres, que participaram durante 4 anos e meio. Os solteiros eram 4 vezes mais propensos a problemas emocionais que os casados. Os viúvos eram uma vez e meia. Por outro lado, as viúvas eram muito menos propensas a estes problemas do que as casadas.

“Como as mulheres geralmente têm uma expectativa de vida mais longa do que os homens, as mulheres casadas também podem sofrer os efeitos da sobrecarga do cuidador, já que muitas vezes se dedicam a cuidar do marido mais tarde”, disse a líder da pesquisa ao site Telegraph.

Carga mental

De acordo com a psicóloga Raquel Baldo, a mulher atualmente carrega uma carga mental e física imensa e significativa, visto que está sempre envolvida por muita responsabilidade, tanto da realidade de vida como trabalho e vida pessoal, mas também e principalmente na fantasia histórico cultural. E é essa em especial que acaba sendo a grande responsável pela estafa, pelo cansaço, estresse e adoecimento da mulher.

Fonte: Minha Vida

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: