Uma grande fila de carros se formou na estrada ”Langa Tabiki” desde que os moradores locais decidiram fechar a estrada na terça-feira, 28 de abril.
Segundo informações repassadas por garimpeiros e motoristas que estão parados na estrada, a via de acesso foi fechada na terça-feira, 28 de abril, por volta da meia noite com toras de madeira que bloquearam completamente a estrada na altura do KM 50.
Um grupo de 50 pessoas formado por homens e mulheres que moram na região próximo a estrada, bloquearam a via em protesto porque estão insatisfeitos com a ”Surgold”, mineradora que faz parte da multinacional americana ”Newmont”. Vários caminhões continuam parados ao longo da estrada e depois de várias tentativas para desbloquear a estrada, o representante das comunidades de moradores da área disse que os ânimos estão exaltados. A polícia já está na área mas até o momento, os manifestantes ainda se recusam a liberar a estrada.
” Nós assinamos um memorando de entendimento. Foi acordado com os moradores de Paramaccan que a mineradora daria prioridade para os trabalhadores que moram aqui. No entanto, descobrimos que a maioria das pessoas da comunidade foram selecionadas apenas para trabalhar na limpeza e no trabalho doméstico “. Disseram os manifestantes. Foi acordado que os moradores de Paramaccan teriam trabalho, educação e transporte, mas não é isto que está acontecendo. De acordo com os moradores da comunidade, os acordos não estão sendo respeitados.
Os manisfestantes disseram que não irão desbloquear a estrada até que este impasse entre os moradores e a mineradora seja resolvido, enquanto isso, muitos garimpeiros e motoristas que levam mercadorias para os garimpos da região estão parados aguardando pela liberação da estrada.
O portal de notícias LPM NEWS estará divulgando mais informações sobre este protesto nas próximas horas.
[alert color=”C24000″]Clique nas imagens para abrir.[/alert]
Deixe seu comentário abaixo.