spot_img
spot_img

Moradores da Zona Norte de SP enfrentam filas para vacinação contra febre amarela

Atualizado há

- Publicidade -

Preocupados com proliferação da doença, filas são formadas antes da abertura dos postos de saúde. Vacinação emergencial ocorre após a morte de um macaco no Horto Florestal.

Moradores da Zona Norte de São Paulo formam filas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) na manhã desta terça-feira (24) para imunização contra febre amarelamesmo antes da abertura das unidades de saúde.

Por volta das 6h, cerca de 50 pessoas estavam esperando a abertura da UBS Dona Mariquinha Sciascia, na Rua Dr. José Vicente, no Tremembé. O primeiro paciente chegou às 4h30 para não ter que enfrentar horas de espera como ocorreu nos últimos dias. Idosos acima de 60 anos, crianças de colo e deficientes físicos têm uma fila preferencial. A unidade começa a funcionar às 7h.

- Publicidade -

Doze mil e oitocentas pessoas foram vacinadas preventivamente contra a febre amarela desde sábado (21). A vacinação emergencial teve início após um macaco bugio ser encontrado morto com febre amarela silvestre no Parque Horto Florestal.

A Prefeitura de São Paulo vai ampliar, a partir desta quarta-feira (25), para 33 o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas para a vacinação preventiva contra a febre amarela na Zona Norte da cidade.

O Ministério da Saúde enviou um milhão de doses da vacina contra febre amarela ao estado de São Paulo nesta segunda-feira (23) a fim de prevenir um novo ciclo após o surto da doença ocorrido no início deste ano, informou o órgão.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a expansão será feita gradualmente ao longo da semana e será somada às quatro unidades que já iniciaram a imunização no último sábado (21). O governo de São Paulo investiga se mais dois macacos encontrados mortos no Parque Horto Florestal, na Zona Norte, estavam com a doença. A suspeita foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, David Uip, nesta segunda-feira (23).

A vacinação será focada nos arredores porque o mosquito transmissor não tem muita autonomia de voo. “Quem deve ser vacinado são as pessoas que moram a 500 metros do Horto. Essa população de fronteira”, disse Regiane de Paula, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica. Segundo ela, por precaução, a campanha pode ser estendida para um raio de 1 km no futuro: “Temos doses para isso”.

A gestão municipal afirma que estuda ampliar o horário de funcionamento das unidades.

Nesta primeira fase, a vacinação é indicada para pessoas a partir dos 9 meses de idade que residam a, no mínimo, 500 metros à frente da área de extensão dos parques do Horto e Cantareira (na segunda fase, deve ser ampliado a um raio de 1000 metros, e a terceira fase somente será definida após uma nova avaliação epidemiológica).

Febre amarela (Foto: Alexandre Mauro/Editoria de Arte G1)

Fonte: G1

Foto: Globo

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: