spot_img
spot_img

Ministro do Suriname visita Roraima para discutir exportações

Melhorias na exportação e no transporte de cargas e passageiros foram alguns dos temas debatidos no evento

Atualizado há

- Publicidade -

Uma comitiva do Suriname visitou Roraima nesta terça-feira, 10, para estreitar relações comerciais entre os dois países. A comitiva foi coordenada pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca, Parmanand Sewdien, o assessor especial da presidência, Stanley Dijksteel, a Secretária de Relações Exteriores, Ms. Bissumbar, além do empresário Henk Kasi.

O encontro serviu para tratar da aproximação comercial entre os dois países, visto que Roraima precisa de fertilizantes incluindo calcário e fosfato, por exemplo, e ao passe que esses itens como óleo de soja, arroz, milho, e gêneros alimentícios podem ser importados do Suriname.

O Governador Antonio Denarium falou sobre a importância de um Acordo de Cooperação Técnica para o transporte internacional de cargas, medida que vai diminuir o tempo de viagem de cargas e melhorar o trânsito via terrestre entre os dois países.

- Publicidade -

“ Roraima saltou de 18 milhões de dólares em exportação em 2018, para mais de 300 milhões de dólares exportados no ano passado, e o Estado saltou de 5000 hectares de soja plantados em 2013, para cerca de 120 mil hectares esse ano. Colocamos Roraima à disposição para ampliar o volume de compra e venda com o Surimame e fortalecer ainda mais as relações comerciais”, esclareceu.

O ministro concordou com a proposta que pode contribuir também para o transporte de aproximadamente 10% da população do Suriname que são brasileiros.

“Então, é possível melhorar o sistema de transporte. E a vantagem é que o setor privado em Roraima tem o apoio do Governo, e esse exemplo precisa ser levado para o Suriname. Retornamos do encontro satisfeitos e esperançosos em aprofundar os contatos para manter a harmonia entre o Brasil e Suriname, principalmente nas relações comerciais”, acrescentou o ministro.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: