spot_img
spot_img

Ministro desmente “percepções equivocadas” e relembra problemas na operação da Alcoa em 2014

Atualizado há

- Publicidade -

Em avaliação, à época, Governo também concluiu que não valeria a pena investir na operação de bauxita.

A percepção de que o Governo Federal vendeu o país e quer acabar com o Acordo de Brokopondo, além de cooperar para o desmantelamento da refinaria, foi desmentido pelo ministro de recursos naturais, Sergio Akiemboto, durante conferência de imprensa, que aconteceu na presença do Comitê de Negociação Presidencial da Alcoa / Suralco.

O ministro relembrou que, quando a Alcoa escreveu em 2014 que estava com problemas e que as operações não podiam mais ser lucrativas, o governo do Suriname fez uma avaliação abrangente de situações de lucro viáveis com especialistas locais e do exterior. No entanto, à época, ficou constatado que o empreendimento não teria capacidade de gerar superávit com a bauxita.

- Publicidade -

Depois disso, a Suralco informou que encerraria as operações. A demolição da refinaria, então, seria o caminho mais natural a partir daquele momento. Em relação à crítica de que o governo não deveria ter o contrato de Brokopondo terminado, Akiemboto afirma que uma das principais razões é o fato de que as obrigações ambientais não estão regulamentadas no acordo de Brokopondo.

Ao final, o ministro reiterou que continuar o acordo não é do interesse do Suriname, bem como se agarrar às cláusulas do contrato de Brokopondo também não é desejo do Governo Federal. Desta forma, ficou decidido por uma negociação ampla de novos acordos com a Suralco.

Foto: LPM

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: