O Ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil, Mauro Luiz Iecker Vieira, chegará ao Suriname no dia 1 de Março para uma visita oficial de trabalho.
A visita é parte de um programa regular de consultas entre os chanceleres do Brasil e do Suriname.
Além das reuniões formais de trabalho com seu colega surinamês, o ministro brasileiro será recebido pela Ministra das Relações Exteriores do Suriname, Nirmala Badrising, onde ambos participarão de um encontro com o Presidente da República do Suriname, Desiré Delano Bouterse.
A última visita foi realizada em 2013 e ambos os países têm indicado que estas visitas tem gerado boas relações. A política externa do Suriname visa aprofundar a integração do continente sul-americano e, neste contexto, o reforço da relação com o vizinho Brasil, é muito importante.
As relações históricas com o maior país do continente sul-americano é muito importante, ao serem implementados vários programas de cooperação técnica em vários campos no contexto da cooperação bilateral e multilateral, bem como parcerias socioeconômicas.
As reuniões de trabalho do Ministro Mauro Vieira juntamente com a delegação do Brasil está ligada a cooperação entre os setores de: Recursos Naturais, Agricultura, Pecuária e Pescas, saúde, e Justiça e Polícia.
Está previsto a troca de informações sobre as atividades em curso e serão assinados acordos de cooperação no combate à malária, HIV-AIDS, doença de Chagas, cultivo de arroz, cultivo de cacau e apoio técnico na produção um novo mapa geológico do Suriname.
Esta é a primeira visita do Ministro Mauro Vieira ao Suriname desde que tomou posse e a primeira visita de um ministro das Relações Exteriores ao Suriname. O ministro será acompanhado por cinco diplomatas e após o Suriname, irá visitar a Guiana.
Deixe seu comentário abaixo.