O ministro da Justiça e Polícia, Stuart Getrouw, participou da reunião do Conselho de Segurança Nacional e Aplicação da Lei (Consle) em Santo Domingo.
O conselho de ministros é responsável pela coordenação da agenda de segurança regional do Caricom que aconteceu no período de 23 a 25 de maio de 2018.
Várias questões de segurança foram discutidas como, o crime organizado, o tráfico de seres humanos, o crime cibernético, terrorismo, a estratégia marítima e a criação de um Grupo de Trabalho Inter-regional. Todos estes temas foram abordados com o objetivo de combater o crime e a violência dentro dos países do Caricom.
Questões relativas a legislação que regula o tratado de extradição e o tratado relativo a recursos financeiros obtidos através de atividades criminosas também foram abordadas no encontro. Além disso, o sistema de informação do tráfego internacional de passageiros e cargas também foi avaliado.
O destaque durante o encontro foi a assinatura do acordo de cooperação sobre o Sistema de Integração Centro-Americana (SICA), representado por oito países da América Central e Caricom. A questão é que esses países assinaram acordo de cooperarão no campo do crime transfronteiriço, compartilhando informações e fornecendo treinamento. Isso irá aprofundar a relação entre as regiões, a fim de alcançar a paz e segurança para os países da região do Caribe.
O ministro da Justiça e Polícia, em nome do Governo do Suriname, enfatizou a importância da cooperação regional e citou o recente caso de pirataria marítima em águas surinamesas. A delegação também contou com a participação da diretora de Serviços Operacionais do Ministério da Justiça e Polícia, Lucretia Redan, e representantes do Serviço Nacional de Segurança (DNV).
Foto: NII
Deixe seu comentário abaixo.