No último dia 12 de maio, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, realizou visita de trabalho ao Suriname, acompanhado do Embaixador Extraordinário para a Mudança do Clima, Luiz Alberto Figueiredo Machado. Em Paramaribo, a delegação foi recebida pelo presidente Santokhi e ministros de seu gabinete.
O chanceler Mauro Vieira entregou pessoalmente a Santokhi convite do presidente Lula para participar da Reunião de Presidentes de Países da América do Sul, no próximo dia 30, em Brasília. O convite foi prontamente aceito pelo mandatário surinamês.
O Ministro também transmitiu convite para a Cúpula da Amazônia, em agosto, em Belém, e discutiu desafios comuns da agenda ambiental na região. Temas como comércio, investimentos, energia, infraestrutura, segurança, defesa e cooperação técnica foram igualmente abordados.
No encontro, Santokhi enfatizou a importância da continuidade da aproximação estratégica com o Brasil, além de ressaltar a relevância da cooperação bilateral e o anseio de expandi-la. O presidente acrescentou que o Suriname ainda é membro da UNASUL e apoia plenamente a revitalização desse órgão regional.