A ministra Yldiz Pollack Beighle foi recebida pelo presidente do Brasil, Michel Temer, na segunda-feira, 19 de fevereiro.
Durante esta visita oficial à República Federativa do Brasil, foi discutida a importância de fortalecer e aprofundar a relação bilateral já intensiva e especial entre o Suriname e o Brasil.
No encontro bilateral com o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, Aloyosio Nunes, os dois ministros conduziram discussões aprofundadas, enfatizando áreas específicas de cooperação, incluindo o setor agrícola, meio ambiente, saúde, educação e capacitação, defesa e cooperação policial, cultura e segurança. As partes concordaram em intensificar ainda mais a cooperação no domínio da segurança e da defesa.
A intenção é que a Agência Brasileira de Cooperação para o Desenvolvimento (ABC) continue a desenvolver essas áreas de cooperação identificadas em projetos concretos. Um conceito importante na cooperação com a ABC é que a assistência técnica seja fornecida com base nos pedidos recebidos e, portanto, em consonância com as prioridades de desenvolvimento dos dois países. Os representantes da ABC estarão em breve no Suriname para tornar a colaboração ainda mais concreta.
Além disso, a ministra visitou o prestigiado Instituto Diplomático Rio Branco, no qual foram feitos acordos para cooperação com o recém-criado Instituto Diplomático do Suriname culminando na promessa feita pelo diretor do Instituto Rio Branco de visitar o Suriname para aprimorar a cooperação.
De acordo com o Instituto Nacional de Informação (NII), a ministra Yldiz Pollack Beighle também participou da abertura de uma reunião de consulta regional da América Latina e do Caribe sobre a questão dos refugiados. Uma delegação técnica composta por funcionários dos Ministérios de Relações Exteriores e Justiça e Polícia também participaram desta reunião.
Foto: NII
Deixe seu comentário abaixo.