O ministro de Finanças e Planejamento, Stanley Raghoebarsing, instalou a Unidade de Monitoramento de Retenção (RMU), na terça-feira (10). A Unidade deve garantir que toda a moeda estrangeira obtida com as exportações chegue ao Suriname e que parte dela fique disponível para a economia. Por exemplo, para a importação de medicamentos, combustível e outros produtos de importação necessários.
A Unidade de Monitoramento de Retenção garantirá que 35% da moeda estrangeira esteja realmente disponível para as importações necessárias. A unidade é importante para estabilizar tarifas e preços, medidas que funcionaram bem no passado. Por exemplo, no primeiro semestre de 2021, um comitê conseguiu ajudar a estabilizar taxas e preços retendo e disponibilizando moeda estrangeira para importações de combustíveis, produtos básicos e remédios.
A intenção é que a RMU garanta o cumprimento das regras da Comissão Cambial, para que continue a circular divisas suficientes e a taxa de câmbio se estabilize no país. A equipe também aconselhou o governo sobre possíveis ajustes e medidas políticas de acompanhamento.
A Unidade de Monitoramento de Retenção é composta da seguinte forma:
Ritesh Ganpat, em nome do Ministério das Finanças e Planejamento (Presidente)
Reguillo Hira, em nome do Ministério da Fazenda e Planejamento
Aroen Jadoenathmisier, em nome da Comissão de Câmbio
Michel Karsoredjo, em nome das Autoridades Fiscais
Sanjay Gaurisankar, em nome do Banco Central do Suriname.