spot_img
spot_img

Ministério das Relações Exteriores, Negócios Internacionais e Cooperação Internacional anuncia declaração conjunta entre Suriname e União Europeia

Debates centraram-se em vários temas de interesse comum, como a guerra na Ucrânia, direitos humanos, alterações climáticas, segurança civil e cooperação em fóruns multilaterais

Atualizado há

- Publicidade -

Na terça-feira (7), ocorreu no Ministério das Relações Exteriores, Negócios Internacionais e Cooperação Internacional (BIBIS) iniciou a nona rodada do Diálogo Político do Artigo 8 entre o Suriname e a União Europeia (UE).

O Artigo 8.º do Diálogo Político decorre do Acordo ACP-UE de Cotonou. As delegações foram chefiadas por Silvano Tjon-Ahin, Ministro do Ordenamento do Território e Ambiente (ROM), em representação do Ministro Albert Ramdin, e do Embaixador da União Europeia no Suriname, Rene van Nes. O diálogo político permite a troca de informações e promove a compreensão mútua em uma ampla gama de tópicos, incluindo política, economia, comércio e cooperação para o desenvolvimento.

Os debates centraram-se em vários temas de interesse comum, como a guerra na Ucrânia, direitos humanos, alterações climáticas, segurança civil e cooperação em fóruns multilaterais. O Suriname e a UE se reconheceram como parceiros de pensamento semelhante, apoiando um forte sistema multilateral baseado no estado de direito.

- Publicidade -

A Declaração Conjunta menciona ainda que a Cúpula UE-América Latina-Caraíbas (ALC), a ser realizada em julho de 2023, foi bem-vinda como uma grande oportunidade para aprofundar ainda mais as relações UE-ALC.

A UE confirmou o seu compromisso de prosseguir as suas atividades de cooperação com o Suriname ao abrigo de um novo programa indicativo plurianual para o período 2021-2027. O programa define Parcerias Florestais como uma área prioritária e apoiará a visão de longo prazo do Suriname para uma transição verde. 

A UE continuará a apoiar lealmente a sociedade civil com a nova modalidade destinada a mobilizar o investimento dos setores público e privado no Suriname. A promoção do investimento faz parte da iniciativa Global Gateway, que visa ligar a Europa ao mundo através de investimentos e parcerias nas áreas digital, clima e energia, transportes, saúde, educação e investigação.

O Suriname reiterou seu pedido de reabertura da missão da UE no Suriname para facilitar a programação e maximizar os acordos financeiros. O Suriname reiterou que a questão da isenção de visto para cidadãos surinameses viajarem para os estados membros da UE é uma alta prioridade. Os dois lados concordaram em continuar trabalhando juntos para resolver essas questões.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: