spot_img
spot_img

Ministério da Saúde discute mais automação nos serviços de saúde do Suriname

Ministério organizou uma Conferência na quarta-feira (29) no salão de banquetes do Hotel Torarica.

Atualizado há

- Publicidade -

O Ministério da Saúde publicou recentemente os padrões que os Sistemas de Informação para Médicos de Família (HIS) devem atender para serem usados ​​no Suriname. Esses sistemas serão vinculados à Plataforma de Intercâmbio de Informações em Saúde (HIEP), permitindo o compartilhamento de informações relevantes entre as partes interessadas, como laboratórios, farmacêuticos, clínicos gerais, o Bureau Central de Assuntos Civis (CBB) e o próprio ministério. O anterior tem como pano de fundo a automação da atenção primária no Suriname como parte da política de Sistemas de Informação em Saúde (IS4H) da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

Para fornecer a todas as partes interessadas o máximo de informações possível, para discutir quaisquer dúvidas e preocupações e para explicar melhor a abordagem, o Ministério organizou uma Conferência na quarta-feira (29) no salão de banquetes do Hotel Torarica. 

O presidente Chandrikapersad Santokhi, que abriu o todo, falou que o objetivo do IS4H é disponibilizar informações confiáveis ​​para o ministério, que pode usá-las para tomar decisões informadas. Além disso, afirmou que é importante automatizar a atenção primária ou atendimento clínico geral no Suriname, onde inicialmente tudo na atenção primária é digital, e os hospitais também podem participar disso em um estágio posterior.

- Publicidade -

Nos últimos dois anos, o Ministério da Saúde tem feito esforços para automatizar o atendimento do clínico geral de acordo com o IS4H. Todos os GPs particulares foram solicitados a fornecer à sua clínica um sistema de automação que atenda aos padrões do departamento. Este grupo poderá ainda utilizar o Registo Electrónico de Saúde (RSE) e a plataforma HIE e todas as vantagens associadas. O EHR – que será suportado por todos os sistemas na atenção primária -, em combinação com a plataforma HIE, permite que os médicos troquem dados entre si.

Em 2021, um comitê gestor foi instalado sob a liderança do vice-diretor do Ministério da Saúde, Ritesh Dhanpat. Nesta equipa estão representados vários intervenientes do sector da saúde, entre os quais os hospitais, a Caixa Estatal de Saúde (SZF), o Gabinete de Saúde Pública (BOG), o Serviço Regional de Saúde (RGD), a Missão Médica (MZ), a Associação de Medici no Suriname (VMS) e também e-Government.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: