O Ministério da Saúde comunica que desde 03 de abril de 2023, os requisitos mínimos utilizados serão implementados dentro dos sistemas de informação de saúde no Suriname.
Este é mais um passo para a transformação digital da saúde, especialmente para a atenção primária e/ou clínica geral. O Ministério apela a todas as instituições de saúde e ambulatórios de cuidados primários que pretendam adquirir um sistema de informação que garantam que este cumpre estas condições mínimas, que incluem normas internacionalmente utilizadas para sistemas de informação em saúde.
Quando os sistemas das várias instituições de saúde e consultórios gerais cumprem essas condições mínimas, eles podem mais facilmente trocar informações por meio da plataforma de troca de informações de saúde (HIEP) para continuar o cuidado do indivíduo, monitorar medicamentos, evitar o consumo excessivo e o uso racional de informação é incentivada.
Em breve serão publicados os requisitos mínimos do HIEP, após o que o ministério procederá à certificação dos sistemas de informação GP para uso no Suriname.
Se houver dúvidas e/ou comentários sobre a transformação digital iniciada pelo ministério, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através do endereço de e-mail: is4h.suriname@gmail.com