spot_img
spot_img

Ministério da Saúde busca automatizar o atendimento clínico geral no Suriname até 2024

Isso será feito por meio de um Registro Eletrônico de Saúde (EHR).

Atualizado há

- Publicidade -

O Ministério da Saúde trabalhou arduamente nos últimos 2 anos para automatizar o atendimento clínico geral no Suriname de acordo com a política de Sistemas de Informação para Saúde (IS4H) da OPAS. Um comitê diretor foi instalado em 2021, chefiado pelo vice-diretor de saúde pública Ritesh Dhanpat. Vários atores da saúde participam do comitê, incluindo todos os hospitais, SZF, BOG, e-Gov, RGD, MZ e VMS.

O objetivo do IS4H é disponibilizar informações confiáveis ​​ao ministério para estimular a tomada de decisões informadas. É importante automatizar a atenção primária ou atendimento clínico geral no Suriname, onde inicialmente tudo na atenção primária é digital, e os hospitais também podem participar disso em um estágio posterior.

Isso será feito por meio de um Registro Eletrônico de Saúde (EHR), que será suportado por todos os sistemas de atenção primária, em combinação com uma plataforma de troca de informações de saúde (HIE) que permitirá que os sistemas troquem dados entre si.

- Publicidade -

O comitê diretivo contribuiu recentemente para o estudo de avaliação de Intercâmbio de Informações sobre Saúde (HIE), no qual especialistas viajaram ao Suriname para avaliar todos os sistemas no Suriname para permitir a prontidão de um HIE no Suriname.

Em outubro de 2022, foram aprovados os requisitos de EHR que um sistema de automação deve atender. Esses requisitos serão usados ​​como padrões ao avaliar os sistemas que podem ser usados. Somente os sistemas que atendem a esses padrões podem ser usados ​​no Suriname.

O requisito mais importante aqui é a interoperabilidade que permitirá a troca de informações entre vários sistemas, como CBB, seguradoras, diferentes sistemas de automação entre si, SEH, BOG, laboratórios, farmácias, app consumidor HEARTS e Ministério da Saúde. Todos os envolvidos terão os acessos e autorizações necessários de acordo com as funções que desempenham no sistema de saúde, para que todo o sistema de atenção primária seja automatizado. Também está em andamento o trabalho sobre a legislação necessária para proteger a privacidade dos pacientes.

O Ministério da Saúde decidiu com todos os atores da atenção primária, incluindo RGD, MZ e VMS, automatizar todas as clínicas até o final de 2023. Todas as clínicas devem funcionar digitalmente até 1º de janeiro de 2024, com todas as clínicas sendo gradualmente vinculadas à plataforma HIE. As seguradoras também estão por trás disso e apoiam essa iniciativa.

Foi feito um inventário dos sistemas existentes na atenção primária. Os resultados ficam assim:

Número de participantes: 102 de 185

Uso de computador ou notebook no ambulatório 81,4%, disponibilidade de internet 93,1%, funcionamento digital 31%, dos quais apenas uma parcela muito pequena possui algum tipo de sistema de automação. Descobriu-se que os custos mensais de manutenção entre SRD. 1250 – 5500 mentira.

O ministério organizará em breve um workshop com todas as partes interessadas para explicar essa direção da automação da atenção primária. Todos os GPs privados são convidados a equipar a sua clínica com um sistema de automação que cumpra as normas do Ministério da Saúde, para que também possam utilizar o EHR e a plataforma HIE, com todas as vantagens que isso implica.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: