spot_img
spot_img

Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca quer investir na expansão da indústria de beneficiamento do coco no Suriname

Atualizado há

- Publicidade -

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (LVV) está trabalhando duro para impulsionar o cultivo de coco com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Agricultura do Caribe, (CARDI).

O Órgão oficial de informação do governo (NII) divulgou as informações neste sábado (3) sobre o trabalho que está sendo realizado para incentivar o cultivo e o beneficiamento do coco no Suriname.

Sjaak Khodabaks, representante do CARDI, disse que o Suriname pode obter muitos benefícios através da indústria de beneficiamento de coco que oferece muitas oportunidades de exportação para o país e afetará de forma positiva a economia. “É necessário expandir as plantações em todo o país com bom material vegetal e a informação sobre os benefícios que esta fruta pode trazer para as comunidades no interior”, salientou Khodabaks.

- Publicidade -

O ministério do LVV treinou os conselheiros em todas as áreas, para que as pessoas saibam como trabalhar com o cultivo das mudas de coco e o Ministério do Desenvolvimento Regional também está contribuindo para ajudar a desenvolver o cultivo de coco no interior.  Segundo Khodabaks, é importante que a comunidade saiba tudo sobre as vantagens que o cultivo e o beneficiamento do coco pode oferecer. Do coco quase nada se perde, podendo se extrair o óleo, a conhecida água saudável e saborosa e também a fibra da casca do coco pode ser usada na fabricação de colchões de mola, estofamento de carros e almofadas.

Uma delegação do CARDI esteve no Suriname e conversou com todos os principais parceiros sobre as possibilidades de cultivo de coco e monitorou o progresso do desenvolvimento do cultivo de coco para o projeto regional de coco do Caribe e um evento de informação sobre os serviços e objetivos do CARDI foi realizado na terça-feira, 30 de janeiro. Na segunda fase, o trabalho será feito para aproximar as partes interessadas no cultivo de coqueiros através de fundos ou empréstimos.

Segundo Maurice Wilson, coordenador regional do CARDI, a indústria do coco experimentou tempos difíceis anos atrás. O óleo de coco foi o principal produto em que o setor estava inclinado e a indústria declinou devido o cultivo de soja e óleo de palma no país, mas nos nos últimos anos, o coco provou suas vantagens, o que também aumentou o interesse pela produção. O projeto de desenvolvimento da indústria do coco para o Caribe, que iniciou em 2014, inclui 11 países, incluindo o Suriname.

Foto: NII

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: