spot_img
spot_img

México anuncia a prisão de chefe do cartel de Juarez

Atualizado há

- Publicidade -

Jesus Aguayo, conhecido como ‘El Chuyin’, era procurado pelas autoridades mexicanas e americanas. Ele é acusado de ser mentor de atentados, assassinatos e sequestros.

Autoridades mexicanas anunciaram neste domingo a prisão do chefe do cartel Juarez, Jesus Aguayo, reporta a agência Reuters. Conhecido como ‘El Chuyin’, ele era procurado também pelo governo dos Estados Unidos. Aguayo foi detido na sexta-feira por tropas federais em Villa Ahumada, no norte do Estado de Chihuahua, que faz fronteira com os EUA e já foi palco de chacinas e acertos de contas relacionados com o tráfico de drogas no país.

O traficante é acusado de ter organizado um atentado com um carro-bomba que matou dois policiais mexicanos e um paramédico em julho de 2010. ‘El Chuyin’ assumiu o comando da organização criminosa após a captura do ex-chefe do cartel Juarez, Vicente Carrillo, em outubro.

- Publicidade -

Os Estados Unidos acusam Aguayo de tráfico internacional de drogas e envolvimento na morte de José Daniel González, uma testemunha, em um crime cometido em El Paso, no Texas, em 2009. O México também o acusa de sequestros, assassinatos, tráfico de drogas e roubo de gasolina.

Mais de 100.000 pessoas morreram vítimas da violência relacionada às gangues de traficantes no México ao longo dos últimos oito anos. O presidente Enrique Peña Nieto prometeu restabelecer a ordem quando assumiu o cargo em 2012, mas, embora a contagem de homicídios tenha caído e dezenas de líderes do cartel terem sido capturados ou mortos, muitas área do país permanecem extremamente violentas.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Veja

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: