A previsão do tempo para fevereiro, segundo o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMet) do Amapá, é de chuvas fortes, criando o alerta para possíveis alagamentos. Ao todo, o órgão aponta que deve chover acima dos 400 milímetros este mês nesta região da Amazônia, o que inclui as Guianas e o Suriname.
Moradores da faixa Norte-Leste que vai de Oiapoque até o Arquipélago do Bailique devem ficar atentos já que a previsão de concentração das chuvas é maior para esta região. Os acumulados devem variar entre 400 e 450 milímetros.
Já na área central do estado, que abrange os municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, a Região Metropolitana de Macapá e Itaubal, a previsão é que as chuvas fiquem dentro do esperado com acumulado variando entre 330 e 400 milímetros.
Para os moradores de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no Sul do Amapá, que costumam sofrer com enchentes nesta época do ano, a previsão é que neste mês as chuvas sejam menos intensas do que no restante do estado, com acumulado variando entre 260 e 330 milímetros.
Sobre os riscos de alagamento, o meteorologista e gerente da Sala de Situação do Amapá (SSAP), Jefferson Vilhena, informou que podem acontecer por conta da concentração das chuvas nas cabeceiras dos rios, no entanto, os órgãos reesposáveis já estão monitorando as regiões.