spot_img

Maduro confirma que concorrerá a segundo mandato na Venezuela

Atualizado há

O líder venezuelano, Nicolás Maduro, confirmou nesta quarta-feira (24) que buscará a reeleição na votação prevista pela Assembleia Constituinte, convocada por ele e composta integralmente por seus aliados, para ocorrer até 30 de abril.
A confirmação era iminente, diante de ter se manifestado na terça (24) disposto a concorrer e após o número dois do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Diosdado Cabello, ter afirmado que o mandatário seria candidato.
“Vamos ganhar as eleições e vamos varrer [a oposição]”, disse, em um evento do Ministério do Transporte em Caracas. “Não vou decepcioná-los. Assumo a candidatura presidencial para o período 2019-2025.”
A data oficial ainda não foi estabelecida. A antecipação do pleito ocorre no momento em que Maduro se aproveita da união de seus aliados após a vitória nas eleições municipais, em dezembro, e para governadores, em outubro.
Por outro lado, também se beneficia da fragmentação da coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD), dividida em relação a participar das eleições e às negociações com o regime na República Dominicana.
Depois do anúncio das eleições, o México deixou a mediação. Devido à decisão mexicana e ao decreto unilateral da Constituinte, o negociador-chefe da oposição, Luis Florido, considera o processo “moribundo e na UTI”.
Além da divisão, os antichavistas ainda enfrentam a dificuldade de escolher um candidato diante as poucas opções de líderes disponíveis sem processos pendentes ou com possibilidade de serem processados pelo chavismo.
Cotados como concorrentes, o ex-prefeito Leopoldo López está em prisão domiciliar, o ex-prefeito Antonio Ledezma se autoexilou na Espanha e os ex-presidenciáveis Henrique Capriles e María Corina Machado estão inelegíveis.
Outros dois avaliados, os ex-presidentes da Assembleia Nacional Henry Ramos Allup e Julio Borges estão em teoria aptos, mas podem ser processados -a Constituinte já anunciou que os pretende processar por crime de ódio.
PENCE
Nesta quarta, o vice-presidente americano, Mike Pence, disse que o chavista, a quem chamou de ditador, desproveu os venezuelanos de eleições livres e justas -mesma crítica feita pelo Departamento de Estado na terça.
“Eleições instantâneas são antidemocráticas, inconstitucionais e contra o que o mundo defende. Os EUA continuarão a pressionar o regime para respeitar os direitos humanos de todos os venezuelanos, e restaurar a democracia”.
Assim como a Casa Branca, os governos do Brasil e de mais 11 países das Américas que não reconhecem a Câmara chavista consideram que as eleições também não serão livres, motivo pelo qual não deverão ratificar o resultado.

Fonte: FolhaPress

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

Suspeito indiciado pela morte de Jeff Machado confessou a ocultação do corpo do ator,...

0
O nome de uma pessoa que não tinha sido revelado pela polícia na investigação da morte do ator Jeff Machado, de 44 anos, está entre os dois indiciados pela Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) por homicídio e ocultação de cadáver nesta quarta-feira (31)....

LPM TV exibe clássico Fla Flu pela Copa do Brasil nesta quinta-feira (1º)

0
Confira a programação desta quinta-feira, dia 1º 14h30   –   CNN Brasil (Ao vivo) 15h00   –   Filme: Cowboys & Aliens 16h55   –   Documentário: Febre do Ouro 17h40   –   Globo Esporte 18h00   –   Jornal Hoje 19h20   –   Reality: Pequenas Empresas, Grandes Sonhos 20h00   –   Copa do Brasil: Flamengo...

Mais de 120 quilômetros da estrada que liga Roraima a Guiana está pavimentado

0
No programa Agenda da Semana, que pertence a uma rádio de Roraima, o secretário Estadual Especial de Atração de Investimento, Aluízio Nascimento, falou sobre a integração econômica do estado com a República Federativa da Guiana, investimentos e desenvolvimento da...

Após MP do Suriname exigir 20 anos de prisão, ex-ditador dispara: “Não esqueçam que...

0
O Ministério Público (MP) do Suriname voltou a exigir a sentença de 20 anos de prisão para o ex-presidente Desi Bouterse, julgado em segunda instância pelo assassinato de 15 opositores em 1982, baseado na...

Pastor André Valadão faz desabafo sobre caso com atriz global

0
O pastor André Valadão se irritou e deu um esporro em seus seguidores na tarde da última segunda-feira (29) depois que uma polêmica, envolvendo um suposto caso extraconjugal, surgiu na caixa de perguntas do...

Petrobras planeja retomar investimento na Bolívia, Venezuela e Guiana

0
O dirigente da Petrobras, Jean Paul Prates, se encontrou com o presidente da Bolívia, Luis Arce, para tratar sobre o futuro da exploração de gás e petróleo na América do Sul nesta terça-feira (30/5)....

Paraense presa com cocaína na Indonésia pede desculpas ‘por ofender o país’ na última...

0
A brasileira Manuela Vitória de Araújo Farias, presa em janeiro por tráfico de drogas na Indonésia, pediu, durante audiência desta terça-feira (30), desculpas às autoridades indonésias por "ofender o país". A declaração da mulher foi...
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: