spot_img
spot_img

Lula toma posse em 1º de janeiro em evento com shows e segurança reforçada; veja roteiro

Evento deve reunir 300 mil pessoas em Brasília e terás shows de vários artistas e será cercado de muita segurança por conta das recentes ameaças de apoiadores de Jair Bolsonaro, derrotado nas urnas

Atualizado há

- Publicidade -

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai tomar posse como presidente da República em 1º de janeiro (domingo) ao lado do seu vice Geraldo Alckmin em evento que deve reunir 300 mil pessoas em Brasília. O dia de festas terá shows de vários artistas na capital federal e será cercado de muita segurança por conta das recentes ameaças de apoiadores de Jair Bolsonaro, derrotado nas urnas.

Lula sobe a rampa do Planalto em 2023 para receber a faixa presidencial pela terceira vez — o primeiro na história e exercer o terceiro mandato — ainda não se sabe com certeza de quem, mas provavelmente de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara e o terceiro na linha sucessória. Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas, viajou para os Estados Unidos e não vai passar a faixa para o adversário.

Roteiro da Posse de Lula

Os eventos oficiais começam na Catedral Metropolitana de Brasília, às 14h30. De lá, Lula fará o tradicional desfile em carro aberto, o Rolls-Royce de 1952 (seu uso ainda não está confirmado) até o Congresso Nacional, onde será empossado presidente.

- Publicidade -

Após ser recebido pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e da Câmara, Arthur Lira (PP)é aberta a sessão solene de posse presidencial às 15h. Lula fará o juramento e assinará o termo de posse na mesa do Congresso, após a execução do Hino Nacional e dos discursos.

Discurso à Nação, como prevê o compromisso constitucional, é feito no Congresso Nacional. Por volta das 16h, começa a cerimônia de honras militares e, presidente e vice vão para o Palácio do Planalto. Lá, Lula vai receber a faixa presencial, subirá a rampa e fará um breve discurso no parlatório.

O último ato da posse ocorre no Palácio do Itamaraty, onde Lula e Alckmin vão receber os chefes de Estado e autoridades e onde vai ser realizado um jantar para convidados.

Chefes de Estado confirmados na posse

Com 19 chefes de Estado confirmados, a posse de Lula deverá contar com 65 delegações estrangeiras, com chefes de governo, vice-presidentes, chanceleres, enviados especiais e representantes de organismos internacionais.

Estão confirmados o rei da Espanha e os presidentes de: Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiné Bissau, Honduras, Paraguai, Peru, Portugal, Suriname, Timor Leste, Togo e Uruguai, informou embaixador Fernando Igreja, responsável pelo cerimonial da posse.

Shows da posse de Lula

Os artistas confirmados nos shows da posse de Lula são: Margareth Menezes, Paulinho da Viola, Pablo Vittar, BaianaSystem, Gabi Amarantos, Duda Beat, Martinho da Vila, Os Gilsons, Luedji Luna, Tereza Cristina, Fernanda Takai, Johnny Hooker, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Tulipa Ruiz, Maria Rita, Almério, Valesca Popozuda, Juliano Maderada, Paulo Miklos e Zélia Duncan.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: