Começou às 8h deste domingo (30), pelo horário de Brasília, o segundo turno das eleições gerais de 2022. Ambos os candidatos à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) foram às urnas registrar o voto.
Após votar, Bolsonaro afirmou que, pelo bem do Brasil, sua expectativa é de vitória. “Só temos boas notícias nos últimos dias. Se Deus quiser, seremos vitoriosos hoje à tarde, ou melhor, o Brasil será vitorioso hoje à tarde”, disse o candidato à reeleição. Diferentemente do que aconteceu no primeiro turno, ele não respondeu a perguntas da imprensa, limitando-se a essa declaração.
Lula, por sua vez, afirmou que “são milhões que estão à espera de um gesto de generosidade, de reconhecimento e de um novo governo nesse país. Por isso que, para mim, é um dia gratificante”.
O petista ainda comentou a conduta da deputada Carla Zambelli (PL-SP), que sacou uma arma para um homem negro na tarde de sábado após ser agredida, segundo seu relato. “Isso é uma demonstração de uma força de ignorância, de desrespeito à civilidade, de desrespeito à democracia. Foi uma cena grotesca, um dia antes das eleições em que as pessoas são proibidas de andar armadas”, disse.