spot_img
spot_img

Latam terceiriza operações em Guarulhos e Galeão; sindicato fala em 1.200 demissões

Atualizado há

- Publicidade -

Operação de rampa e limpeza, gestão de equipamentos de solo e atendimento a clientes com bagagens perdidas ou danificadas passará a ser feito por empresa terceirizada.

A Latam Airlines Brasil informou que, a partir da primeira semana de setembro, toda a sua operação de rampa e limpeza, gestão de equipamentos de solo e atendimento a clientes com bagagens perdidas ou danificadas nos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro, será transferida para uma empresa terceirizada, a Orbital – WFS.

A medida impactará na redução dos quadros da companhia nos dois aeroportos, mas o número de funcionários demitidos não foi informado pela empesa.

- Publicidade -

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), o corte atingirá 850 trabalhadores em Guarulhos e 350 no Galeão, num total 1.200 demissões.

Em comunicado, a Latam disse que “adotou todas as medidas para que esta mudança tivesse o menor impacto possível em seus colaboradores”.

“A contratação do parceiro para realizar estas operações em Guarulhos e no Galeão é uma medida pontual, que se mostrou como a melhor alternativa para as necessidades da LATAM Airlines Brasil neste momento. A decisão está em linha com o mercado nacional e faz parte de uma tendência mundial de contratação de serviços especializados”, afirma a empresa.

Segundo o Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru), o anúncio das demissões foi feito na segunda-feira (20). “Toda a estratégia de terceirização da empresa para reduzir custo por meio da força de trabalho e da precarização das condições trabalhistas irá impactar diretamente na qualidade dos serviços”, disse o presidente do sindicato, Rodrigo Maciel, em nota.

A Latam destacou que a Orbital – WFS é uma empresa especialista nesta modalidade de serviços aeroportuários e que foi estabelecido um sistema de gestão integrado para “assegurar a eficiência e a manutenção da qualidade dos serviços prestados”, que incluem carregamento de bagagens, traslado de aeronaves, limpeza de cabines, entre outros.

A aérea informou ainda que chegou a um entendimento Acom sindicatos que representam a categoria para que a empresa ofereça um pacote adicional às verbas rescisórias regulares “aos funcionários que não tenham sido realocados em outras posições”.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: