O secretário de Estado norte-americano, John Kerry encontrou-se esta segunda-feira com Massoud Barzhani e apelou ao presidente da região autónoma iraquiana do Curdistão para se manter ao lado do governo de Bagdade na luta contra a insurgência do autoproclamado Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL ou, na sigla inglesa,ISIL).
O apelo surgiu no decorrer de mais uma escala do périplo do diplomata americano pelo Médio Oriente e pela Europa, no qual John Kerry pretende congregar mais apoio internacional à afirmação da soberania iraquiana contra a revolta sunita em curso no país.
“Nestes últimos dias, a cooperação das forças de segurança aqui, na região curda do Iraque, tem sido crucial para ajudar a colocar em sentido o ISIL”, sublinhou o secretário de Estado norte-americano, o primeiro a visitar Erbil, a capital do Curdistão, depois de Condoleeza Rice há oito anos. No encontro com Barzhani, porém, o diplomata terá ouvido o presidente curdo afirmar estar a ser confrontado com a existência de “uma nova realidade e um novo Iraque”.
Os combates com as forças armadas do ISIL têm-se agravado e Washinton receia que o Curdistão aproveite para reclamar a independência e com isso pôr em causa a soberania do Iraque.
Deixe seu comentário abaixo.
Fonte: Euro News