spot_img
spot_img

Japão faz um minuto de silêncio no 4º aniversário de terremoto e tsunami

Atualizado há

- Publicidade -

Desastre natural provocou acidente nuclear em Fukushima.18 mil morreram ou desapareceram após forte tremor e tsunami.

Quatro anos depois da tragédia, o Japão lembrou nesta quarta-feira (11) com um minuto de silêncio o terremoto e o tsunami que em 11 de março de 2011 deixaram mais de 18.000 mortos e desaparecidos e provocaram o acidente nuclear da central atômica de Fukushima.

Nos diversos atos pelo país foi realizado um minuto de silêncio às 14h46 (horário local, 2h46 de Brasília), a hora na qual se registrou há quatro anos o terremoto de magnitude 9 que originou a catástrofe.

- Publicidade -

O Teatro Nacional de Tóquio recebeu uma cerimônia oficial na qual participam o imperador Akihito, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e familiares das vítimas da tragédia.

Em algumas das cidades do nordeste do Japão mais duramente golpeadas pelo tsunami, como Miyako e Ishinomaki, o minuto de silêncio foi acompanhado pelo som das sirenes que se ativam em caso de evacuação.

No Teatro Nacional de Tóquio, perante o já tradicional altar decorado com lírios e narcisos brancos, uma grande tabuleta memorial e a bandeira nacional, Abe disse que toda vez que visita as áreas afetadas sente ‘que a reconstrução segue em andamento’ e que ‘está entrando em uma nova fase’.

O primeiro-ministro lembrou, no entanto, ‘daqueles que não puderam retornar a suas casas por culpa do acidente na usina nuclear’ e reconheceu ‘que cerca de 230.000 pessoas ainda vivem em condições difíceis’.

Além disso, mais de 80.000 têm que viver ainda em casas pré-fabricadas temporárias, segundo dados do governo japonês.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: