Como parte da solidariedade e cooperação na luta contra a pandemia da Covid-19, o Japão fez uma doação para quatro países do Caribe: Suriname, Trinidad e Tobago, Guiana e Belize. A doação representa um valor total de aproximadamente US$ 4,8 milhões e visa melhorar o sistema de saúde nesses países.

O acordo de doação foi assinado na Costa Rica em março de 2021 entre o Governo do Japão e o Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS). O UNOPS é responsável pela aquisição deste contrato de doação para equipamentos médicos essenciais e suprimentos médicos para melhorar a resposta desses países na luta contra a Covid.

Publicidade

Este apoio permitirá aos cerca de 3,2 milhões de habitantes destes países beneficiar de um sistema de saúde melhorado. A pandemia teve um impacto diferente em cada um desses países, mas ao mesmo tempo mostrou a importância de fortalecer o sistema de saúde pública.

O Suriname foi elegível para aproximadamente US$ 1 milhão, por meio do qual nove instituições de saúde em todo o país receberão equipamentos médicos. A implementação deste projeto foi realizada pelo UNOPS em estreita colaboração com o Ministério da Saúde e está em estágio avançado em março de 2022.

O Hospital Atjoni, Hospital Regional Wanica, Centro Médico Mungra, Hospital ‘s Lands, Hospital Académico Paramaribo, Hospital São Vicente, Diakonessenhuis, Serviço Regional de Saúde e Missão Médica serão beneficiados. 

Comentar

Comentar