O Suriname mantém planos de isenção de visto para viagens para países da União Europeia. Recentemente, iniciou-se uma discussão com a entidade, sobre a possibilidade da introdução do passaporte biométrico, visando aumentar os protocolos de segurança para voos internacionais, tendo em vista o pedido do Suriname de isenção de visto.
Em carta dirigida a Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, na segunda-feira (13), o dos Negócios Estrangeiros, Negócios Internacionais e Cooperação Internacional (BIBIS), Ministro Ramdin , reiterou o pedido de isenção de visto para viagens à Europa, por parte do Suriname.
Em 2019, foi apresentado um pedido formal à delegação da União Europeia em Georgetown, reiterando o interesse em viajar com isenção de visto. Seguiu-se a recomendação do Serviço Europeu de Ação Externa para avançar na emissão de passaportes biométricos. Para facilitar esse processo, a República do Suriname aprovou a Lei de Documentos de Viagem em 28 de abril de 2022. O objetivo desta lei é, entre outras coisas, fornecer documentos de viagem mais resistentes à fraude por meio da inclusão de dados biométricos e propriedades eletrônicas.
O ministro afirmou ainda que, segundo as estatísticas, um grande número de pessoas viajam todos os anos para a UE, principalmente para a Holanda e Bélgica, muitos dos quais provenientes do Suriname. O ministro enfatizou que a isenção de visto facilitará ainda mais os contatos entre a UE e o Suriname, impulsionará o turismo e fortalecerá os laços comerciais, sociais e culturais entre ambas as localidades.
Embora a Lei dos Documentos de Viagem já tenha sido aprovada e promulgada, ainda não entrou em vigor. Para esse fim, foi criado um “Comitê para a Implementação da Lei dos Documentos de Viagem”, sob a liderança deNasier Eskak, Diretor do Interior. O comitê está preparando decretos de implementação sobre processos e procedimentos do novo sistema de passaporte.