O Iraque está mergulhado no caos com guerrilheiros islamitas a assediarem Bagdade e os curdos no norte a aproveitarem o descontrolo no país para ocupar a cidade petrolífera de Kirkuk.
Com forças armadas desmoralizadas e a desertarem em várias ocasiões, o governo iraquiano do xiita Nuri al-Maliki perdeu o controlo de Mossul e Tikrit.
Mas a força aérea interveio. As duas cidades foram o alvo da aviação governamental. Trava-se uma dura batalha para reconquistar posições.
Os guerrilheiros sunitas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante terão como objetivo a capital Bagdade e há mesmo o registo de combates nos arredores. Os Estados Unidos avisaram que poderão intervir se a situação se agravar.
O governo iraquiano tentou declarar o estado de emergência mas não houve “quórum” no parlamento, face à ausência de deputados, um sinal da disfunção sectária política que paralisa a tomada de decisões.
Face ao descontrolo no país, no norte militantes curdos, os Peshmerga, aproveitaram para assumir controlo de Kirkuk após a alegada deserção das forças armadas.
Um ingrediente que pode despoletar a intervenção da Turquia e do Irão, ambos com problemas de separatismo curdo.
Deixe seu comentário abaixo.
Fonte: Euronews