spot_img
spot_img

Irã e potências mundiais fecham acordo nuclear

Atualizado há

- Publicidade -

Acerto encerra mais de vinte meses de negociações diplomáticas. Pacto vai limitar a capacidade atômica de Teerã em troca do fim das sanções internacionais.

O Irã e o grupo de seis potências mundiais liderado pelos Estados Unidos chegaram a um acordo nesta terça-feira sobre o programa nuclear iraniano. O acerto foi confirmado pela negociadora da União Europeia, Federica Mogherini. “As negociações acabaram. Nós temos um acordo”, escreveu ela no Twitter. Na madrugada, diplomatas já haviam confirmado o acordo para diversos veículos de imprensa internacionais.

Sanções – O pacto encerra vinte meses de uma longa negociação que culminou em mais 18 dias de intensos debates em Viena (Áustria) – que incluíram duas prorrogações do prazo final para um acerto. Segundo o New York Times, o acordo vai limitar de forma significativa a capacidade nuclear do Irã em troca de derrubar as sanções internacionais que atingem profundamente a economia de Teerã. O diplomata ouvido pelo jornal declarou que todas as questões complicadas que estavam pendentes sobre o pacto foram resolvidas.

- Publicidade -

O anúncio oficial, com todos os detalhes do acordo, deve acontecer em breve, depois de uma última reunião entre o Irã e os países do Grupo 5+1 – Estados Unidos, Rússia, França, China, Grã-Bretanha e Alemanha. Em uma breve conferência antes deste encontro, os negociadores da União Europeia e do Irã falaram sobre a expectativa pelo acerto.

“Essa decisão pode abrir um novo capítulo nas relações internacionais. É um sinal de esperança para o mundo inteiro”, disse Federica Mogherini, da UE. O iraniano Javad Zarif classificou o fim das negociações como um “momento histórico”. “Estamos alcançando um acordo que não é perfeito, mas foi aquele que pudemos alcançar e é uma realização importante.”

O presidente americano Barack Obama, que tratou o acordo como um dos grandes objetivos da política externa de seu governo, e o presidente iraniano Hassan Rouhani anunciaram que vão se pronunciar sobre o assunto nesta manhã. No Twitter, Rouhani já se adiantou e escreveu que o acordo mostra que o “compromisso construtivo funciona”. “Com essa crise desnecessária resolvida, novos horizontes surgem com o foco em desafios compartilhados”, disse o iraniano.

Israel – Antes mesmo do anúncio oficial, o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu divulgou o comunicado classificando o acordo como “um erro histórico”. Graças ao pacto, o “Irã receberá bilhões de dólares para abastecer sua máquina de terror, sua agressão e sua expansão no Oriente Médio e no mundo”, acusou Netanyahu.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Veja

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: