spot_img
spot_img

Interpol coloca ex-presidente da Ucrânia em lista de procurados

Atualizado há

- Publicidade -

Viktor Yanukovich, que fugiu para a Rússia, é acusado de desvio de dinheiro público.

A Interpol emitiu uma ordem de busca internacional contra o ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovich, quase um ano depois de ele fugir para a Rússia. A pedido de Kiev, o presidente deposto foi incluído na lista de procurados, acusado de desviar milhões de dólares em fundos públicos.

Sob alerta vermelho, a Interpol poderá auxiliar a polícia nacional ucraniana a “identificar e localizar” o ex-presidente, com o objetivo de prisão, extradição ou outra ação legal similar. Alertas semelhantes foram lançados para o ex-primeiro-ministro Mykola Azarov e para o ex-ministro das Finanças Iurii Kolobo.

- Publicidade -

Yanukovich, de 64 anos, foi visto pela última vez em uma fotografia em que aparece ao lado do diretor de cinema americano Oliver Stone. A foto teria sido tirada em dezembro, em Moscou, segundo a rede BBC. Em outubro, o presidente russo Vladimir Putin admitiu ter ajudado o ucraniano a fugir do país depois da queda de seu governo.

Yanukovich foi deposto depois de meses de confrontos entre polícia e manifestantes em Kiev, que deixou centenas de mortos. Depois da mudança no governo, o Kremlin anexou ilegalmente a península da Crimeia e passou a auxiliar separatistas no leste do país.

Artigo Project Syndicate: A contrarrevolução preventiva da Rússia

A Ucrânia pediu em março à Interpol em março do ano passado que difundisse uma ordem de busca contra Yanukovich por “abuso de poder e assassinato”. O ex-presidente nega ter ordenado atiradores a dispararem contra manifestantes.

O governo pró-Europa que assumiu o poder depois da queda de Yanukovich também o acusa de acumular uma fortuna ao desviar dinheiro dos cofres públicos e saquear bens públicos por meio de acordos corruptos. O ex-presidente também negou essas acusações.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Veja

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: