spot_img
spot_img

Instituto Nacional de Informação emite alerta de segurança sobre reguladores de gás de cozinha

Atualizado há

- Publicidade -

O Instituto Nacional de Informação (NII) lançou uma nota neste sábado, 10 de fevereiro, alertando a população quanto ao uso seguro dos reguladores de gás de cozinha.

“Os cidadãos devem não só verificar o cilindro de gás, mas também o regulador de gás periodicamente para identificar possíveis vazamentos”, alerta o NII.

De acordo com o comunicado do NII, uma forma simples de realizar o teste para saber se o regulador de gás ainda está funcionando de forma eficaz é usando espuma de sabão e em caso de vazamento, o regulador de gás deve ser substituído. O regulador de gás (peça que conecta a mangueira ao botijão) possui um prazo de validade e não dura para sempre. Tal como acontece com todos os componentes mecânicos, eles também estão sujeitos a desgaste. Os reguladores de gás doméstico precisam de cuidados e manutenção para permanecer em um estado seguro e utilizável.

- Publicidade -

Geralmente, os próprios fabricantes determinam uma vida útil média para o produto que pode ser até cinco anos, dependendo das condições de uso e exposição a altas temperaturas. Alguns fabricantes não definem uma vida útil fixa, mas usam uma política de “substituição após inspeção”. Isso significa que o regulador deve ser regularmente inspecionado e enquanto funcionar corretamente, pode ser usado”, informou o Instituto Nacional de Informação (NII).

Siga as recomendações de segurança abaixo para evitar acidentes e desperdício de gás:

·Verifique a validade do seu regulador; todos têm vida útil de cinco anos;
· Não compre reguladores clandestinos;
· Ao trocar o botijão, verifique também as condições da mangueira e do regulador;
· Jamais utilize ferramentas para ajustar o regulador, pois o excesso de força pode danificá-lo;
· Para verificar se há vazamento, faça o teste da espuma de sabão: coloque espuma sobre a junção do regulador com o botijão, se a espuma crescer ou borbulhar é sinal de vazamento;
· Feche o registro toda vez que o fogão não estiver sendo utilizado;
· Todo botijão tem um anel de vedação, localizado na sua válvula; ao acoplar o regulador no botijão esse anel deve estar em perfeitas condições, para evitar vazamentos;

Os cilindros de gás devem sempre ser instalados ao ar livre para a segurança de pessoas, bens e equipamentos.

Foto: NII

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: