spot_img
spot_img

Indonésia aguarda especialistas franceses para localizar avião

Atualizado há

- Publicidade -

Grupo levará equipamentos de detecção para tentar achar caixas-pretas. Número de corpos resgatados subiu para 16; uma vítima já foi sepultada.

Especialistas franceses em localização de caixas-pretas devem chegar à Indonésia nesta sexta-feira (2) para ajudar nas buscas do avião da AirAsia, que caiu no último domingo (28) no Mar de Java com 162 pessoas a bordo. Com os trabalhos de resgate, subiu para 16 o número de corpos resgatados até agora.

“Um barco transportará os pesquisadores na manhã de 2 de janeiro para a área de busca, com equipamentos de detecção e hidrofones, para localizar as balizas acústicas das caixas-pretas”, indicou o Escritório de Investigação de Acidentes (BEA), segundo a emissora ‘Channel News Asia’.

- Publicidade -

Mais sete corpos foram recuperados nesta sexta-feira pelas equipes de resgate, elevando para 16 o número de vítimas encontradas. Oito já foram transferidos para a cidade de Surabaya, na ilha de Java, onde foi montado um centro de operações para identificá-los. Dois estão em Bornéu e outros seis ainda nos navios envolvidos na operação de busca.

A primeira vítima identificada do acidente, a passageira Hayati Lutfiah Hamid, foi sepultada nesta quinta em cerimônia realizada na província indonésia de Java Oriental, conforme o jornal ‘Jakarta Post’. Antes, a imprensa local tinha informado de forma incorreta que a mulher era Khairunisa Haidar Fauzi, uma das aeromoças do voo. A sogra, o marido e um filho de Hayati também viajavam no Airbus 320-200 que caiu no mar. Apenas o filho mais novo da família, que não embarcou, está vivo.

Além dos corpos, as equipes conseguiram recuperar até o momento partes do avião e bagagens dos passageiros. No total, 29 embarcações e 17 aviões de países como os Estados Unidos, Austrália, Cingapura, Malásia, China e Indonésia participam do resgate. As condições meteorológicas melhoraram em relação aos últimos dias, conforme a emissora ‘Channel News Asia’.

Desaparecimento
O avião da AirAsia que saiu no domingo passado da cidade de Surubaya, na Indonésia, e tinha previsão de pousar duas horas depois em Cingapura, caiu no mar de Java 40 minutos após a decolagem.

Estavam a bordo 155 passageiros e outros sete integrantes da tripulação. Entre eles há 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês (copiloto), um malaio e um cingapuriano.

O piloto solicitou à torre de controle para fazer um desvio à esquerda na rota e subir de 32 mil para 38 mil pés com o objetivo de contornar uma tempestade. A alteração de curso foi aprovada, mas a elevação negada porque outra aeronave já trafegava na mesma altitude.

Minutos depois, quando os controladores de voo tentaram entrar em contato para informar que o avião da AirAsia estava autorizado a subir até 34 mil pés, não houve resposta. A aeronave já havia sumido dos radares.

Segundo a imprensa local, o Airbus teria realizado uma ascensão agressiva de 3 mil a 6 mil pés por minuto em velocidade de cruzeiro para depois cair no mar. As informações, contudo, não foram confirmadas pelas autoridades.

O piloto do voo QZ-8501 tinha 23 mil horas de voo, seis mil delas como comandante da AirAsia. A última manutenção do Airbus 320-200 tinha sido realizada em novembro.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: