DA REDAÇÃO – Uma indígena de 61 anos, da aldeia Espírito Santo, em Oiapoque, divisa com a Guiana Francesa, morreu nesta quarta-feira (5) devido à tuberculose. A paciente, que também estava infectada com covid-19, estava internada no hospital do município e não resistiu à doença. A causa da morte foi confirmada nesta quinta-feira (6).
De acordo com a gestão do hospital, este é o quarto caso de tuberculose registrado no município. Profissionais de saúde informaram que tentaram transferir a paciente para Macapá, mas a gravidade do quadro impossibilitou a remoção a tempo. Amostras do material colhido serão enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para análise e identificação dos vírus respiratórios presentes.
Diante do caso, há um alerta sanitário sobre as aldeias Espírito Santo e Cumarumã. O secretário de saúde de Oiapoque notificou o Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá e Norte do Pará (DSEI), e medidas de prevenção serão adotadas para conter a propagação da doença.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias respiratórias, causada na maioria dos casos pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, conhecida como bacilo de Koch. Em situações raras, pode ser provocada por outras espécies como a Mycobacterium bovis. A doença pode ser fatal se não tratada adequadamente e continua sendo um problema de saúde pública em diversas regiões.