A Índia está olhando atentamente para a cooperação de petróleo e gás com Guiana e Suriname – o primeiro tendo feito descobertas significativas de petróleo e gás e o último explorando possibilidades semelhantes.
Discussões a esse respeito foram realizadas durante reuniões do presidente da República Cooperativa da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, e do presidente da República do Suriname, Chan Santokhi, com o presidente Draupadi Murmu e o Primeiro Ministro Narendra Modi, à margem da convenção Pravasi Bharatiya Divas.
O secretário do Ministério das Relações Exteriores (Leste) Saurabh Kumar disse que a Índia está olhando para a Guiana e, até certo ponto, para o Suriname para cooperação em petróleo e gás.
“Atualmente, a Guiana está produzindo 3,4 lakh barris/dia de petróleo, enquanto eles estimam um aumento de 1,64 milhão de barris/dia até o final desta década”, disse ele, acrescentando que, no futuro, a Guiana será um importante centro de produção de hidrocarbonetos .
Há possibilidades de encontrar depósitos de petróleo e gás no Suriname também enquanto a exploração do mesmo está em andamento e a produção provavelmente começará nos próximos dois ou três anos, disse Kumar.
“Temos uma cooperação de desenvolvimento muito boa com o Suriname”, disse o secretário do MEA, acrescentando que o Suriname está atualmente enfrentando desafios financeiros. O presidente do Suriname manteve discussões com Modi sobre a reestruturação das linhas de crédito e um ‘acordo está sendo feito’, disse Kumar.
O Suriname comemora este ano os 150 anos da chegada de indígenas ao país. O presidente Murmu e o primeiro-ministro Modi foram convidados a participar do programa.
Explorando parcerias
O presidente da Guiana disse ao presidente e ao primeiro-ministro que eles procuram a liderança na Índia, pois a mesma é muito admirada entre as pessoas de origem indiana. “Na Guiana, eles querem desenvolver infraestrutura e parque de TI junto com o trabalho em energia renovável, agricultura, processamento de alimentos e outros setores que desejam nossa participação (da Índia)”, disse Kumar.
Em um contexto bilateral, o desenvolvimento de habilidades é algo que o presidente da Guiana estava muito interessado, pois queria que mão de obra indiana qualificada visitasse o país e contribuísse para o desenvolvimento de seu país. Além disso, a capacitação também foi uma parte importante da discussão bilateral com os dois presidentes.
Prezs vai ficar para trás para o Invest MP
Os presidentes do Suriname e da Guiana decidiram ficar para trás e participar da sessão inaugural do Invest MP Summit a partir de quarta-feira. Eles também participarão de uma sessão sobre o setor de hidrocarbonetos. Os presidentes têm várias visitas agendadas em outras cidades de Madhya Pradesh.