Cirurgia durou mais de 11 horas e contou com médicos do país e da América.
O primeiro transplante de rim no Suriname aconteceu no último dia 24 de agosto, no Hospital Acadêmico Paramaribo (AZP). Um homem doou o órgão à esposa em um procedimento cirúrgico que durou mais de 11 horas, com médicos do país e da América.
De acordo com a diretora do AZP, Cláudia Marica-Redan, a operação foi bem sucedida e marca “um momento histórico na medicina do Suriname”. O aporte financeiro e técnico, com treinamento especializado, foi disponibilizado pela Fundação George Subraj.
O Suriname também fez os preparativos necessários com bastante antecedência para chegar a esse momento marcante. Quando tais intervenções se tornam possíveis, os pacientes têm a oportunidade de levar uma vida melhor, completou Cláudia Redan.
Pacientes com problemas renais devem ser dialisados de 3 a 5 vezes por semana. Além disso, os custos médicos normalmente são altos, já que os rins são os responsáveis pela remoção de resíduos e água do sangue. Para deixar registrado o momento, uma placa foi colocada no 2º andar do hospital.
Foto-Vídeo: Reprodução/Academisch Ziekenhuis Paramaribo Suriname
Deixe seu comentário abaixo.