spot_img
spot_img

Homem armado faz reféns em café em Sidney, na Austrália

Atualizado há

- Publicidade -

Bandeira negra com inscrições em árabe foi pendurada em vidraça. Um dos principais pontos turísticos do país, Ópera House, foi isolado.

Um homem armado mantém dezenas de reféns no Lindt Chocolat Cafe, em Martin Place, em Sidney, desde as 21h (horário de Brasília) de domingo (14), manhã de segunda-feira (15) na Austrália. A polícia diz que ainda não entrou em contato com o agressor e não soube precisar o número de reféns, mas estima-se que até 50 pessoas, entre funcionários e clientes, podem estar sob o poder do suspeito.

As motivações do ataque são desconhecidas. Por volta das 2h45, três pessoas saíram da lanchonete e ainda não se sabe se foram liberados ou conseguiram escapar. Dois deles deixaram o local pela entrada da lanchonete e outro pela saída de emergência.

- Publicidade -

Em imagens da emissora de TV Channel 7 é possível ver pessoas com as mãos para o alto e uma bandeira negra com inscrições em árabe pendurada em uma vidraça da lanchonete com um texto em árabe no qual se lê ‘Não há outro Deus que Alá e Maomé é o mensageiro de Deus’.

Informações da emissora de TV local dão conta de que existam pelo menos 13 reféns. O gerente da Lindt na Australia, Steve Loane, disse ao site australiano News.com.au que há entre 40 a 50 pessoas dentro do café, incluindo clientes e funcionários.

O mesmo site diz ainda que o atirador afirma ter “dispositivos” espalhados pela cidade e exige falar com o Primeiro Ministro Tony Abbott em uma conversa transmitida ao vivo por uma estação de rádio. Prédios ao redor do café foram esvaziados, dentre eles o Consulado dos Estados Unidos no país e também o Ópera House, principal ponto turístico da cidade. Informações iniciais não confirmadas davam conta de que um pacote suspeito estava no local. O espaço aéreo na região também foi bloqueado, de acordo com as autoridades de Aviação Civil e Segurança.

O primeiro-ministro concedeu uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (15) e disse que não estava claro se a invasão ao café tem motivação política, mas que há indicações disso. “Este é um incidente muito preocupante. Compreendo a preocupação e a angústia do povo australiano. Há pessoas que querem nos fazer mal. A violência só serve para assustar. A Austrália é um lugar pacífico”, assinalou Abbott ao pedir aos australianos para continuar o dia com normalidade e, em caso de observar movimentos suspeitos, chamar as autoridades locais.

Na página oficial da Lindt Chocolate Cafe Austrália no Facebook, a companhia agradeceu o apoio e disse estar ‘profundamente preocupada com o grave incidente’. “Nossos pensamentos e orações estão com a equipe e os clientes envolvidos e todos os seus amigos e famílias”, diz o comunicado.

Operação
Desde o início da ação, o premiê está reunido com o Comitê Nacional de Segurança para acompanhar a operação. Ao redor da área há mais de 20 homens de unidades especiais e cerca de 50 agentes e detetives à paisana e com coletes à prova de balas. Ônibus que transitam pela região foram desviados, segundo a ‘ABC’.

A Martin Place, praça onde fica o Lindt Chocolat Cafe, está localizada no centro financeiro de Sidney, onde fica também o escritório do primeiro-ministro, a emissora de TV Channel 7, o Reserve Bank of Australia e alguns dos maiores bancos do país. O Parlamento australiano fica a apenas algumas quadras dali.

O sequestro coincide com a detenção, em uma operação em separado, de um homem de 25 anos no noroeste de Sydney por supostos delitos por terrorismo. A detenção está ligada a um plano para realizar um ataque terrorista em solo australiano e a facilitação do deslocamento de cidadãos australianos para a Síria, segundo a imprensa local.

Em setembro, as autoridades australianas elevaram o alerta terrorista para ‘alto’, devido à possibilidade de possíveis ataques terroristas a cargo de uma só pessoa, pequenos grupos ou grandes organizações.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: