spot_img
spot_img

Guiana tenta atrair petroleiras antes do ‘net-zero’

ExxonMobil e a QatarEnergy confirmaram avaliar os termos da rodada

Atualizado há

- Publicidade -

O governo da Guiana tenta atrair grandes petroleiras para a primeira rodada de oferta de áreas offshore do país, que entrou no mapa da exploração e produção após descobertas da ordem de 15 bilhões de barris, desde Liza, projeto operado pela ExxonMobil

Segundo informações da Reuters, ao menos dez petroleiras demonstraram interesse na rodada, com aquisição do pacote de dados geológicos. A ExxonMobil e a QatarEnergy confirmaram avaliar os termos da rodada; Petrobras, Chevron e Shell preferiram não se manifestar sobre a participação na concorrência, segundo a agência de notícias.

“Vemos isso como grande e transformador para o nosso povo. Estamos com pressa para fazer isso antes que o net-zero chegue”, disse à Reuters o vice-presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo, durante a Ceraweek, em Houston (EUA), onde esteve para promover a oferta dos 14 blocos no país.

- Publicidade -

A Guiana está desenvolvendo um modelo de partilha da produção. A contratação das áreas está prevista para abril, mas a revisão das regras atrasou e representou um aumento das participações governamentais em relação aos contratos vigentes, como os da ExxonMobil.

Análise da S&P Global Commodity Insights, de dezembro, afirma que a Guiana chegou a um modelo competitivo para contratar áreas de exploração, com participação governamental total da ordem de 60%, próxima do praticado em países que concorrem por investimentos em E&P no offshore.

 

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: