spot_img
spot_img

Guiana envia equipe de especialistas para ajudar na limpeza de derramamento de petróleo em Trinidad e Tobago

O vazamento de petróleo, que já afeta o litoral de Trinidad e Tobago há mais de uma semana, envolve pelo menos duas embarcações, um navio e um rebocador.

Atualizado há

- Publicidade -

GEORGETOWN – Neste sábado, o secretário de Relações Exteriores da Guiana, Robert Persaud, anunciou que uma equipe de especialistas será enviada a Trinidad e Tobago para auxiliar nos esforços de limpeza do derramamento de petróleo que resultou no estado de emergência declarado pelo país caribenho.

A equipe, composta por cinco membros da Comissão de Defesa Civil, da Administração Marítima e da Agência de Proteção Ambiental da Guiana, oferecerá seu apoio entre os dias 18 e 22 de fevereiro. Segundo Persaud, além de prestar assistência prática, a missão permitirá à equipe guianense ganhar exposição e experiência em lidar com situações reais desse tipo.

“Dado que temos desenvolvido capacidade local com o surgimento de nosso setor de petróleo e gás, é o melhor que podemos fazer”, enfatizou Persaud, destacando o compromisso da Guiana em colaborar com seus vizinhos em momentos de crise ambiental.

- Publicidade -

O vazamento de petróleo, que já afeta o litoral de Trinidad e Tobago há mais de uma semana, envolve pelo menos duas embarcações, um navio e um rebocador. Inicialmente, acredita-se que um navio-petroleiro, identificado como “Gulfstream”, tenha virado no litoral sudeste da ilha de Tobago. No entanto, investigações revelaram que as embarcações aparentemente tinham como destino final a Guiana.

“As autoridades guianenses confirmaram que nenhuma das embarcações chegou como estava previsto. Até o momento, não se sabe se vidas foram perdidas no incidente”, declarou o Ministério de Segurança Nacional de Trinidad e Tobago.

Mais de 1.000 voluntários estão atualmente envolvidos nas operações de limpeza, destacando o esforço conjunto das comunidades locais para mitigar os impactos ambientais e sociais desse desastre. O apoio da Guiana representa uma demonstração de solidariedade regional e colaboração mútua na proteção dos ecossistemas marinhos compartilhados.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App