A transferência de um novo barco-ambulância ocorreu no comissariado de Kabalebo, em Apoera. O presidente Chandrikapersad Santokhi entregou as chaves da embarcação ao Comissário Distrital, Josta Lewis no domingo (12). Na ocasião, a comunidade foi apresentada ao novo médico residente que recebeu os medicamentos das mãos do comissário distrital na presença do Ministro da Saúde Amar Ramadhin.
A particularidade desse desenvolvimento é que os residentes locais de Apoera, que foram nomeados pelo comissariado, foram treinados na Autoridade Marítima do Suriname (MAS) para obter uma licença de barco para dirigir o barco ambulância. Além das chaves do barco, o presidente Santokhi também entregou os certificados de navegação.
Também foi fornecido um lote de medicamentos para a comunidade. “Nem sempre vimos os embarques correrem bem, temos que ser sinceros, mas temos um lote considerável de medicamentos do Mungra Medical Center (MMC) que são transferidos”.
Também há planos com o MMC de que um médico básico seja implantado no centro. O ministério está tentando garantir uma abordagem estrutural. Uma preocupação importante é deixar claro qual órgão da Apoera é responsável pelo atendimento médico. “Em 2018, o presidente pediu que a Missão Médica fosse transferida para dar lugar ao Mungra Medical Center, sem acordos claros. O Mungra Medical Center foi então pego de surpresa para assumir. A certa altura, a equipe médica nem sabia mais qual organização era responsável pelos cuidados e remédios”, compartilha o ministro Ramadhin.
O governo agora está trabalhando a partir do ministério com a Missão Médica e o Mungra Medical Center, onde o ministério e o chefe de estado do Suriname fazem a mediação para uma boa cooperação na assistência médica.