spot_img
spot_img

Governo do Suriname assina protocolo de demarcação da fronteira com a Guiana Francesa desde a foz do Marowijne até a confluência da Lawa, Litani e Maroni

A assinatura do texto encerra mais de um século de incerteza nas fronteiras

Atualizado há

- Publicidade -

O ministro Albert Ramdin de Relações Exteriores, Comércio e Cooperação Internacional, assinou um protocolo anexo à Convenção de Paris, de 30 de setembro de 1915. O tratado prevê a demarcação da fronteira entre o Suriname e a Guiana Francesa desde a foz do rio Marowijne até a confluência da Lawa, Litani e Maroni.

A assinatura do texto encerra mais de um século de incerteza nas fronteiras. A demarcação agora pode ser estabelecida de acordo com as regras do direito internacional. Ao mesmo tempo, a cooperação entre os dois países pode ser fortalecida em qualquer atividade relacionada com a gestão do rio, como comércio, tráfego de passageiros e mercadorias.

O rio Marowijne também facilita exercícios conjuntos entre os dois países na luta contra as ações ilegais, a exemplo da extração ilegal de ouro e tráfico de pessoas. Ramdin também assinou um tratado de assistência jurídica mútua em questões criminais com o ministro francês dos Territórios Ultramarinos, Sebastien Lecornu, na segunda-feira.

- Publicidade -

“Na prática, essa colaboração existe há vários anos. Agora essa cooperação tem um marco legal. A introdução de uma estrutura adequada era altamente desejada devido à proximidade geográfica das áreas do Suriname e da Guiana Francesa. Além disso, as autoridades assinaram uma declaração conjunta sobre a gestão compartilhada dos rios”, concluiu Ramdin.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: