Representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em cooperação com a Embaixada do Brasil em Paramaribo, realizam esta semana missão técnica no Suriname, que inclui série de visitas na capital e a diferentes regiões no interior do país.
No último dia 14, o Embaixador Raphael Azeredo e as equipes da EMBRAPA e da ABC, além de funcionários da Embaixada do Brasil, foram recebidos pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca do Suriname, Parmanand Sewdien. Na ocasião, discutiram-se as perspectivas de projeto de cooperação técnica, voltado para o cultivo de soja no Suriname.
A missão atende a pedido do governo do Suriname, país que almeja fortalecer sua produção agrícola, com ênfase na criação de novas áreas de cultivo no interior do país. A semelhança de características climáticas e do solo com o Brasil, além dos robustos laços históricos de cooperação e amizade entre nossos países, apresentam perspectiva positiva para a transferência de tecnologias agrícolas adaptáveis a essa região.
Brasil e Suriname mantêm cooperação técnica substancial na área de agricultura. O programa abrange uma variedade de temas, incluindo zoneamento agroecológico, Sistemas Agroflorestais, Processamento e Comercialização de Produtos Florestais Não Madeireiros, Cultivo Sustentável de Açaí, Criação de Galinhas em Ambientes de Agricultura Familiar, Sistema de Segurança Alimentar e Sanidade Agropecuária, entre outros.