spot_img
spot_img

Governo da França denuncia imigração ilegal de haitianos por meio do Suriname

Trânsito dessas pessoas estaria acontecendo na travessia do rio Maroni

Atualizado há

- Publicidade -

O governo da França afirmou estar preocupado com o fluxo de imigrantes haitianos que estão entrando no território ultramarino atravessando o Rio Maroni pelo Suriname. Segundo o embaixador Antoine Joly, os casos têm sido recorrentes nas duas últimas semanas.

Ainda segundo Joly, boa parte dos imigrantes ainda apresenta testes falsos negativos do PCR. “Estamos muito preocupados e prontos para trabalhar com Suriname, Haiti e outras partes interessadas nessa questão”, acrescentou o embaixador francês ao comentar o caso.

Um dos questionamentos feitos pela França está na razão do Suriname permitir que haitianos ainda estejam chegando ao país. Na quinta-feira da semana passada, dia 15, por exemplo, pelo menos 65 haitianos conseguiram entrar na Guiana Francesa pelo Suriname. Os voos estão suspensos até segunda ordem.

- Publicidade -

Krishna Mathoera, ministra da Defesa, afirmou ter ciência da problemática. “Existem novas propostas de política na mesa que incluem a entrada de passageiros. Na próxima semana, as propostas serão apresentadas ao presidente e ao Conselho de Ministros para decidir sobre isso”, disse.

Trânsito de haitianos

A atuação organizada dos haitianos também é outro fator que tem sido avaliado pelo governo francês. Normalmente, os imigrantes viajam juntos e ficam hospedados num mesmo local. Joly afirma que pode existir um esquema de tráfico de pessoas.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: