spot_img
spot_img

Governo assinou acordo para eliminar completamente uso do mercúrio no Suriname

Atualizado há

- Publicidade -

O vice-presidente Ashwin Adhin, disse durante discurso no parlamento que a mineração de ouro em pequena escala vai mudar para métodos de mineração ecológicos.

A afirmação foi feita pelo vice-presidente Michael Ashwin Adhin, no discurso anual realizado na Assembléia Nacional (DNA) na última sexta-feira, 29 de setembro.

Michael Ashwin Adhin – Vice-presidente (Foto: Luiz Paulo)

“No futuro, o uso de mercúrio no setor de ouro terá que parar completamente”, disse o vice-presidente ao informar que o governo  vai aderir a Convenção Minamata e enviará a proposta para ser votada na Assembléia Nacional. A Convenção de Minamata sobre Mercúrio tem sua origem nas discussões que ocorreram no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), sobre os riscos do uso de mercúrio. Um Comitê de Negociação Intergovernamental ou Intergovernamental Negotiating Comittee (INC) foi instituído em 2009 e cinco rodadas de negociações foram realizadas entre 2010 e 2013. Cerca de 140 países envolveram-se e aprovaram o texto final em 19 de janeiro de 2013, em Genebra, Suíça.

- Publicidade -

O diretor interino do Nationaal Instituut voor Milieu en Onderzoek in Suriname (NIMOS), disse que o instituto contribuiu com o documento sobre a aplicação do tratado e isso torna o Suriname ciente da implementação do tratado. Nelom disse ainda que a atenção será focada no uso de mercúrio na mineração de ouro em pequena escala. “Os produtores de ouro em pequena escala terão que mudar para métodos alternativos. A erradicação real do uso de mercúrio vai começar a partir de 2020”, explicou Nelom.

Segundo o diretor do NIMOS, o tratado oferece boas diretrizes e um roteiro será preparado envolvendo o governo para que alinhe seus passos com o da comunidade internacional e não esteja atrasado. A ratificação também incluirá esforços para reforçar e melhorar a legislação atual. Além disso, haverá um quadro técnico bem treinado para a implementação adequada do tratado.

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: