spot_img
spot_img

Garimpo ilegal no PA pode causar queda de linha de transmissão de energia elétrica, diz empresa

Problema também pode provocar desabastecimento temporário no sistema nacional, que é interligado.

Atualizado há

- Publicidade -

A empresa responsável pelo linhão da usina hidrelétrica de Belo Monte afirma que o retorno de garimpeiros ilegais à região do Xingu, no sudeste do Pará, pode trazer risco de queda das torres de transmissão e provocar um desabastecimento temporário no sistema nacional, que é interligado.

A companhia também disse que está preocupada com a segurança dos funcionários e que orientou o trabalho sem identificação para evitar que sejam atacados por invasores.

Durante inspeção em junho, a empresa constatou que garimpeiros estão explorando ilegalmente nas áreas perto de torres de energia, em cinco municípios no sudeste do Pará.

- Publicidade -

Os técnicos encontraram pontos de sondagem perto dos cabos de energia. Em uma área, as estradas revelam que a exploração é de grande porte, na base de uma das torres. A vistoria também mostrou a retirada de minério bloqueando um dos acessos ao linhão.

O desmatamento, segundo a empresa, pode provocar deslizamento de terra em direção às estruturas.

A linha de transmissão, inaugurada em 2017, tem mais de dois mil quilômetros e começa na região do Xingu, no Pará, indo até a subestação de Estreito, em Minas Gerais, atravessando 65 municípios nos estados do Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais.

Desde o fim de 2018, a empresa Belo Monte Transmissora de Energia vem denunciando o caso à Agência Nacional de Energia Elétrica, ao Ministério Público e a órgãos de fiscalização ambiental.

Em maio, a Polícia Federal fez uma operação na região e apreendeu máquinas usadas no garimpo. Uma pessoa foi presa por porte ilegal de arma.

Um mês depois, a Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Semas) também montou uma ação para combater a extração ilegal de minério.

O Instituto Socioambiental, organização que denuncia crimes ambientais no Xingu, afirma que o desmatamento na faixa do linhão pode estar revelando uma nova fronteira de garimpos no Pará.

Para Bivianny Rojas, do Instituto Socioambiental, há evidência de que o garimpo saiu de controle na região amazônica.

“Em momento em que o Ibama estava conseguindo o desmantelamento de garimpos, as operações foram suspensas e a consequência é comprometer outras atividades legais na região e até, inclusive, a prestação de serviços públicos”, afirma.

O operador nacional do sistema elétrico declarou que monitora situações que possam interferir no funcionamento do sistema interligado nacional e que está preparado para manter o suprimento de energia no país.

O MPF afirmou que pediu à PF abertura de inquérito.

A Agência Nacional de Energia Elétrica não quis comentar.

O Conselho Nacional da Amazônia não respondeu ao pedido de informações.

Fonte: G1 Pará

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: