Acordo entrou em vigor no começo do mês. Suriname se prepara para auditoria em outubro.
O novo acordo com a União Européia (UE) para exportação, que entrou em vigor no começo do mês, prevê a certificação de proteção sanitária vegetal de vários produtos. A Organização Nacional de Proteção de Planos (ONPF) deverá, portanto, estender suas inspeções.
A partir de agora, os exportadores devem repassar todos os seus produtos destinados à exportação para o Serviço de Inspeção de Qualidade e Proteção de Plantas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (LVV) para que as declarações corretas sejam colocadas no certificado fitossanitário.
O Departamento de Proteção Fitossanitária do Ministério da LVV organizou reuniões com os órgãos reguladores para dar celeridade no trâmite e fazer as adequações necessárias. Em outubro, está programada uma primeira auditoria da UE para checagem do trabalho.
Um memorando de entendimento formalizou uma colaboração com o corpo aduaneiro. Antes, existia apenas um acordo verbal com a alfândega. O objetivo, com isso, é ter um sistema de qualidade oficializado e reunir mensalmente os envolvidos.
Foto: NII
Deixe seu comentário abaixo.