DA REDAÇÃO – Um forte temporal atingiu o município de Oiapoque, no Amapá, nesta sexta-feira (4), deixando pelo menos 100 moradores afetados. De acordo com a Defesa Civil, a chuva intensa durou mais de cinco horas e alagou cerca de 50 casas em bairros como Planalto, Infraero, Nova Esperança e Nova União.
Em algumas residências, a água chegou a quase um metro de altura, danificando móveis e trazendo transtornos às famílias. Duas delas precisaram se abrigar na casa de parentes. Moradores também relataram que, com a enxurrada, animais como cobras foram arrastados para dentro das casas.
Segundo o diretor da Defesa Civil de Oiapoque, Leno Farias, o temporal foi causado por uma linha de instabilidade — fenômeno que costuma provocar chuvas intensas e, em alguns casos, ventos superiores a 100 km/h.
“Ontem [sexta-feira], tivemos uma linha de instabilidade. Ela não trouxe ventos fortes, mas provocou chuvas intensas por mais de cinco horas, o que resultou em diversos alagamentos”, explicou Leno.
Neste sábado (5), equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social percorreram as áreas atingidas para avaliar os danos e prestar apoio aos moradores. Um alerta laranja foi emitido para a região, devido ao risco de novas chuvas.
Além disso, há cerca de dois dias, a cidade de São Jorge, na Guiana Francesa, também enfrentou alagamentos após uma cheia no rio Oiapoque.