spot_img
spot_img

FOTO: Macaxeira de mais de 2 metros e quase 40 kg é colhida por casal na divisa com a Guiana

Macaxeira não foi cultivada e cresceu por acaso em um plantio de melancia na propriedade

Atualizado há

- Publicidade -

Uma macaxeira gigante de 2,62 metros de comprimento e 38,2 kg foi colhida por um casal de agricultores em um sítio localizado no Bonfim, município ao Norte de Roraima, divisa com a Guiana. A colheita da raiz, conhecida também como mandioca ou aipim, foi feita por Luciano de Senna Araújo, de 58 anos, e a esposa dele, Josileide Conceição Sousa, de 55 anos. “Ficamos muito surpresos com o tamanho dela”.

A macaxeira não foi cultivada e cresceu por acaso em um plantio de melancia na propriedade, segundo Luciano, que é mais conhecido como Lourão. Ele acredita que a adubação da terra favoreceu o crescimento da raiz.

No sítio, a macaxeira gigante colhida pelo casal é quase nove vezes maior do que a maioria das raízes do mesmo tipo. Além disso, é oito vezes mais pesada que a maioria delas, que costumam ter de 2 a 5 kg.

- Publicidade -

“A gente tem uma criação de peixe e um dia eu levei um talo de mandioca para dar aos peixes. Eu tirei a mandioca, dei para os peixes e essa rama ficou lá. Eu tinha um plantio de melancia, que a terra é preparada para o cultivo, [a rama] ficou do lado dele e começou a crescer”, explicou ele.

Lourão e Josileide vivem a cerca de 17 anos na região e, de acordo com eles, essa foi a primeira vez que viram uma raiz tão grande. Por conta da altura do solo, eles suspeitaram que ela seria maior do que a média, mas ficaram surpresos com os mais de 2 metros de cumprimento.

“Nós estávamos desconfiados porque a terra estava subindo muito. Mas, jamais, nunca pensamos que chegaria a esse tamanho. Ficamos muito surpresos com o tamanho da macaxeira”, afirmou a mulher.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: