spot_img
spot_img

Força Aérea do Brasil realiza Operação de Rastreamento na Guiana Francesa

Instituição realizou o rastreamento do Foguete ARIANE VA-258, lançado do Centro Espacial Guianês (CSG), localizado em Kourou.

Atualizado há

- Publicidade -

Na data em que o Bicentenário da Independência do Brasil foi celebrado, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), realizou o rastreamento do Foguete ARIANE VA-258, lançado do Centro Espacial Guianês (CSG), localizado em Kourou, na Guiana Francesa.

O veículo foi lançado às 18h45min (horário de Brasília), sendo que, após sete minutos de voo, a Equipe do CLBI  assumia o rastreamento na sua área de cobertura, garantindo a segurança do deslocamento do VA-258 para a órbita geoestacionária e cumprindo mais uma vez sua missão. Foram coletados dados de telemetria a partir de 18h52min, os quais foram enviados durante seis minutos, em tempo real, para o Centro de Controle da missão no CSG, sob responsabilidade da Agência Espacial Europeia.

Neste lançamento, o veículo europeu transportou como carga útil o satélite Eutelsat Konnect VHTS – maior satélite construído pela empresa Thales Alenia Space – equipado com o processador digital mais poderoso já colocado em órbita. Com vida útil de 15 anos e capacidade de 500Gbps, em Banda K, o satélite terá aplicações em telecomunicações, provendo acesso à internet de alta velocidade para regiões da Europa, África e Oriente Médio.

- Publicidade -

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: