CAIENA – Durante a Cúpula do G7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente francês Emmanuel Macron renovaram o compromisso de seus países no combate ao garimpo ilegal na região fronteiriça entre o Brasil e a Guiana Francesa. O encontro bilateral destacou a importância da cooperação para enfrentar ameaças à segurança, ao meio ambiente e à saúde pública na área transfronteiriça.
Em março, durante a visita de Macron ao Brasil, os dois líderes assinaram um acordo abordando questões críticas como o garimpo ilegal, o tráfico de madeira e o comércio ilegal de espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção. Esse acordo visa fortalecer a cooperação bilateral em áreas como polícia, inteligência e outras de interesse mútuo.
Além das questões ambientais e de segurança, Lula e Macron discutiram iniciativas culturais para fortalecer os laços entre os dois países. Foi anunciado o lançamento do Ano do Brasil na França e da França no Brasil, que ocorrerá entre maio e dezembro de 2025. A agenda incluirá uma variedade de eventos como seminários, performances teatrais, festivais de música e culinária, além de debates sobre literatura brasileira.
Durante a reunião bilateral, Macron convidou Lula para uma visita de estado à França, reforçando o interesse mútuo em fortalecer os laços diplomáticos e culturais entre Brasil e França. Lula também participou de outras reuniões importantes durante a cúpula, incluindo encontros com Ursula Von der Leyen, representante da Comissão Europeia, o premiê da Índia Narendra Modi, o presidente da Turquia Recep Erdoğan e o Papa Francisco.