spot_img
spot_img

Familiares e amigos do garimpeiro morto fazem manifestação em frente a Assembléia Nacional do Suriname

Atualizado há

- Publicidade -

Um grupo de moradores de Nieuw Koffiekamp juntamente com familiares e amigos do garimpeiro morto, Furgil Aloeboetoe, protestaram em frente a Assembléia Nacional (DNA) na terça-feira (30), onde expressaram o seu descontentamento com a grave situação que ocorreu recentemente na região. No domingo, Furgil Aloeboetoe, foi fatalmente baleado na região da Royal Hill em Brokopondo.

Jennifer Geerlings-Simons – DNA (Foto: Luiz Paulo)

O grupo quer saber do governo o que será feito para evitar mais mortes. A presidente da DNA, Jennifer Geerlings-Simons, indicou que lamenta a situação e condena os autores e o Suriname pela perda deste membro da família, amigo e conterrâneo.

“Para evitar casos como esse, o Parlamento aprovou um acordo em 1994”, salienta a Presidente, que considera que deve ser encontrada uma solução para a questão. O parlamento considerará esta situação para que não haja mais perdas.

- Publicidade -

A Presidente Simons informou ao grupo que foi aprovada uma lei pela qual o governo não pode emitir concessões em áreas ao redor das aldeias até que os moradores sejam notificados. Trata-se da lei que altera o Decreto relativo aos Princípios Básicos da Política Agrária (SB 1982, n. 10). Esta lei foi aprovada por unanimidade em 22 de dezembro de 2017 com 37 votos. Porém a lei ainda não foi promulgada pelo Presidente. “Assim que isso acontecer, uma situação diferente surgirá, na qual as concessões não poderão ser mais emitidas. Com a promulgação da lei, parte do problema será resolvido”, afirma a Presidente da Assembléia Nacional.

Ontem, antes da reunião sobre Lei de Compatibilidade de 2017, o Parlamento prestou atenção a esta questão. Os líderes do partido fizeram todas as perguntas ao governo. Entre outras coisas, é importante para a DNA saber exatamente o que aconteceu no domingo, 28 de julho, no Royal Hill.

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: