spot_img
spot_img

Família de amapaense que morreu em voo na Europa não sabia de viagem

Atualizado há

- Publicidade -

Tia revelou que sobrinho morto dizia morar em Macapá, capital do Amapá. Jovem teve convulsões e mordeu passageiro em trajeto entre Lisboa e Dublin.

O brasileiro que morreu no domingo (18) durante um voo entre Lisboa e Dublin é o amapaense John Kennedy dos Santos Gurjão, de 24 anos. A tia dele, Lourdes Gurjão, contou ao G1 nesta segunda-feira (19) que o sobrinho não informou à família que havia viajado para fora do país, e que em conversas por mensagens de texto dizia que estava em Macapá.

Ele morava na capital do estado há mais de um ano desde que deixou a cidade natal Calçoene, distante 374 quilômetros.

- Publicidade -

A família foi informada da morte nesta segunda-feira após ligação da embaixada brasileira em Dublin, capital da Irlanda. O corpo de John Kennedy está no instituto médico legal em Cork, no Sul do país europeu, onde será feita a análise da causa da morte.

Convulsões
Segundo a agência EFE, o avião da companhia aérea irlandesa Aer Lingus fazia o trajeto quando o jovem começou a sofrer convulsões e a se comportar agressivamente. Ele foi levado para a parte traseira da aeronave por pessoas que tentaram acalmá-lo e imobilizá-lo. Ele mordeu um passageiro, que foi hospitalizado.

“Recebemos um telefonema do consulado informando se conhecíamos ele. Na verdade não sabíamos nem que ele estava fora do país, e não estávamos sabendo por onde ele andava. Ele saiu [viajou para o exterior] aí de Macapá. O contato dele com a gente era por mensagem. Ele dava ‘bom dia’, ‘boa tarde’, dizia que estava bem, mas era só o que sabíamos dele”, disse a tia do rapaz por telefone.

Lourdes afirmou também que o jovem sempre foi de baixa renda e ficou surpresa ao saber que ele estava fora do país.

John Kennedy deixou oito irmãos e sempre havia morado em Calçoene antes de se mudar para a capital.

“Saiu de Calçoene por sobrevivência, questão de vida mesmo, ele perdeu os pais muito cedo e, por falta de emprego, foi embora para Macapá”, afirmou a tia do rapaz. “Foi um susto muito grande, nunca imaginamos que ele viajaria para tão longe”, disse.

Suspeita
Após a notícia da morte, a tia suspeita que um namorado de John Kennedy possa ter convencido o sobrinho a sair do país, mas não sabe o motivo. “Ele tinha um namorado, só que não temos informação sobre ele”, afirma.

No Facebook, foram encontrados dois perfis do amapaense e em ambos ele diz que mora em cidades fora do país, como Puerto Ordaz, na Venezuela, e Barcelona na Espanha.

Pouso de emergência
Durante a ocorrência no avião, o piloto decidiu fazer um pouso de emergência no aeroporto de Cork, no sul da Irlanda, enquanto um médico e duas enfermeiras que estavam a bordo tentaram salvar o brasileiro, que acabou morrendo.

Após aterrissar, por volta das 17h locais (14h, pelo horário de Brasília), os outros 167 passageiros permaneceram por cerca de duas horas no avião para serem interrogados pela polícia.

A maioria dos passageiros seguiu viagem para Dublin de ônibus, exceto o ferido pela mordida de John e uma mulher portuguesa de 40 anos, acusada de tráfico de drogas.

A polícia não confirmou ainda se o brasileiro morto e a portuguesa viajavam juntos, mas a imprensa local informou que ela foi presa após encontrarem anfetamina em sua mala.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: