BELÉM E PARAMARIBO – Uma ação das forças de segurança do Pará resultou na apreensão de 16 fuzis AK-47 na manhã desta terça-feira (5), com apoio da Polícia Civil. A carga de armas de grosso calibre estava sendo transportada por uma embarcação que havia saído do Suriname, vizinho da região Norte do Brasil. Quatro homens foram presos em flagrante durante a operação, que ocorreu a 5 quilômetros do rio Maratauíra, nas proximidades de Abaetetuba, no nordeste do estado.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (Segup), este é o maior número de fuzis apreendidos em uma única operação no estado nos últimos oito anos. No total, já foram confiscados 22 fuzis no Pará em 2024, evidenciando o crescente fluxo de armas ilegais na região.
O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, comemorou a apreensão, destacando a importância da ação no combate ao crime organizado: “Essa operação reflete o trabalho incansável das forças de segurança do Pará, desarticulando facções criminosas e reduzindo a violência no estado”, afirmou.
A apreensão foi realizada após uma denúncia anônima que alertou sobre a presença de uma embarcação suspeita. A equipe do 31º Batalhão da Polícia Militar de Abaetetuba iniciou rondas na malha fluvial e localizou o barco identificado como “Beto”, com destino a Abaetetuba. Ao realizar a abordagem, os policiais encontraram 13 fuzis de calibre 5.56 e 3 fuzis de calibre 7.62, além de munições, escondidos dentro de cilindros.
De acordo com o coronel Dilson Júnior, da PM, o tráfico de armas provenientes de países vizinhos, como o Suriname, é uma preocupação crescente. “Essa apreensão é um golpe duro nas organizações criminosas que operam na região, especialmente no que diz respeito ao tráfico de armas vindo de fora do Brasil”, explicou o coronel.
O material apreendido foi encaminhado para a Unidade de Polícia Civil de Abaetetuba e passará por perícia na Polícia Científica do Estado. Os quatro homens presos serão investigados por associação criminosa, porte ilegal de armas e munições, além de contrabando. As equipes policiais continuam as investigações e estão em busca do proprietário da embarcação, que ainda não foi localizado até o momento.